Muitos artigos são publicados anualmente sobre os benefícios do azeite de oliva, o estudo que apresento aqui tem sua validade científica por ter estudado grande número de indivíduos que tinham um habito saudável, comiam frutas, verduras e azeite de oliva. A conclusão final? Proteção cardiovascular ( = menos chance de ter Infarto) para quem consome vegetais folhosos e azeite de oliva.
Vegetais folhosos?
Coma em abundância aquela salada verde (mix de folhas), ou folhas refogadas (mostarda, couve, espinafre), ao final, aquele fio de azeite de oliva extra-virgem. Medidas simples que podem lhe trazer benefícios incríveis.
Veja abaixo detalhes sobre o estudo:
Ingestão de vegetais e azeite de oliva e sua associação com redução de eventos coronarianos
Estudo publicado em novembro de 2010 na revista The Americam Journal of Clinical Nutrition, investigou a associação ente o consumo de frutas, verduras e azeite de oliva e a incidência de eventos coronarianos em mulheres italianas. Foram acompanhadas 29,689 mulheres entre 1993 e 1998 em 5 coortes européias EPIC (European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition). Foram analisados os seguintes parâmetros: estilo de vida, medidas antropométricas e dieta. Os eventos cardiovasculares considerados foram infarto do miocárdio fatal e não-fatal e necessidade de revascularização coronariana. Durante o seguimento, ocorreram 144 eventos maiores. O risco de eventos foi significativamente menor naqueles que consumiam vegetais folhosos e azeite de oliva. Não foi identificada significância estatística para o consumo de frutas. Com isso os autores concluíram que em mulheres italianas o consumo de vegetais folhosos e azeite de oliva diminuem o risco de eventos coronarianos.