terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sono e sua influência nas escolhas alimentares, veja a relação entre eles.


Privação do sono afeta a redução de peso

Pessoas que dormem mais tem tendência a reduzir mais peso do que aqueles que dormem menos. Além disso, as pessoas que dormem 5 horas ou menos, tem 69% mais chance de ter sobrepeso.

As pesquisas sugerem que aqueles que se privam do sono tendem a reduzir o metabolismo e aumentar a vontade de ingerir alimentos salgados, muito doces ou gordurosos, além de comerem mais do que deveriam.

Outros estudos apontam que a privação do sono reduz atividade da região cerebral (córtex pré-frontal) responsável pelo controle e disciplina.

A produção de Leptina e Grelina é influenciada pela quantidade e o tipo de sono que a pessoa tem. A Grelina é um hormônio produzido no trato gastrointestinal e estimula o apetite. A Leptina, que é produzida nas células adiposas, manda sinais para o cérebro sinalizando que a pessoa esta saciada. 

Quem se priva de sono ou tem um sono não reparador possui alteração destas sinalizações, tendo o aumento de Grelina e a diminuição de Leptina, levando a alteração no apetite e redução da saciedade.

Nenhum comentário: