domingo, 13 de julho de 2014

Revista webrun

Veja reportagem da revista Webrun:

http://www.webrun.com.br/h/noticias/alimentos-light-nao-sao-o-segredo-da-dieta/15628


Alimentos light não são o segredo da dietaQuer emagrecer? Separamos cinco lanches-chaves, que não são light, mas são muito saudáveis



Se sua dieta é sinônimo de alimentos light e cortar comidas, você pode acabar não emagrecendo. Saiba que os carboidratos e a gordura fazem bem para o organismo e ainda ajudam você a emagrecer. “As gorduras monoinsaturadas, que vêm de óleos vegetais, de oleaginosas e de algumas frutas, são responsáveis pela absorção das vitaminas A, D, E e K”, relata a nutricionista Bárbara Barreto, de São Paulo. E sem a vitamina D, por exemplo, você poderá ter dificuldade de calcificar os ossos – que são tão importantes para a corrida.
Além disso, carboidratos são essenciais para a manutenção da fome: já percebeu como você ataca o pão (ou a massa) quando fica muito tempo sem comer? Isso acontece porque o corpo “pede” as calorias e precisa de carboidrato para dar energia. De acordo com Sophie Deram, francesa doutora pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em neurociência do comportamento alimentar, o cérebro fica tão estressado quando cortam-se alimentos que isso faz com que os gritos de fome aumentem e a pessoa poderá desenvolver compulsão pela comida.
Mas, os alimentos light ajudam a emagrecer?
Em partes sim. Produtos light são aqueles que possuem pelo menos 25% de redução de algum nutriente, como calorias, gorduras, sódio e açúcares, se comparado ao produto original.
“Quanto mais natural a comida, maior teor de nutrientes biodisponíveis. Nem tudo o que é light é adequado porque pode ter menos teor de algum componente, como gordura, e isso pode prejudicar absorção de nutrientes”, diz Camila Perlin Ramos, especialista em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), de Porto Alegre (RS).
A grande sacada para emagrecer é se abastecer da variedade de frutas e verduras e cozinhar em casa. “É importante ingerir alimentos que saciam. Fibras solúveis (fibras com casca ou cítricas, legumes, farelo de aveia) são responsáveis, principalmente, por diminuir a absorção de glicose e colesterol ruim (LDL)”, diz a nutricionista.
Pensando na melhor absorção do carboidrato durante o treinamento físico, sugerimos cinco lanches ótimos (com frutos da estação) para você fazer quando bater a fome no meio da tarde. Eles podem ser feitos em casa e levados para o trabalho. Junto a uma dieta equilibrada (com carboidrato, fibras e proteínas nas refeições principais), saciam o organismo e ainda garantem energia na medida certa para o treino.

Nenhum comentário: