Dietas vegetarianas têm crescido sua popularidade. Os motivos são diversos e para alguns o principal é a saúde. De fato adotar uma dieta vegetariana traz benefícios à saúde, isto tem sido apontado em diversos estudos científicos. Os motivos pelos quais têm se atribuído efeitos benéficos são o seu conteúdo alto de fibra, acido fólico, vitamina C e E, potássio, magnésio, fitoquímicos, antioxidantes e alto teor de gorduras insaturadas benéficas.
Os vegetarianos, comparados aos onívoros, possuem menores taxas de colesterol, menores índices de hipertensão, infartos e doenças cardíacas, sem contar no menor risco de ter diabetes e obesidade.
Quando comparamos os vegetarianos veganos ( aqueles que excluem todos produtos de origem animal,, incluindo ovos e leites) e demais vegetarianos, os veganos tendem a ser mais magros, com menores taxas de colesterol e menores índices de pressão arterial.
Os fotoquímicos e antioxidantes parecem ter um papel protetor contra doenças crônicas não degenerativas, como câncer e diabetes, advindos de uma alta ingestão de frutas e verduras, fibras, cereais integrais e alto consumo de oleaginosas, que também são benéficas e protetoras contra diversas doenças.
Por este motivo o vegetarianismo tem demonstrado estar associado à redução de diversos cânceres, como pulmão, estômago, intestino e próstata. Para acrescentar, o simples fato de não ingerir carnes vermelhas e processadas, confere um risco reduzido de câncer colorretal.
Cuidados especiais para os veganos e alguns vegetarianos.
Uma dieta bem planejada fornece todos nutrientes necessários para indivíduos ovolactovegetarianos, para os veganos o único nutriente que não é passível de ser ingerido é a vitamina B12, pois esta somente está presente em produtos de origem animal. Mesmo aqueles vegetarianos que ingerem leites e derivados e ovos (ovolactovegetarianos) devem ter os níveis de B12 monitorados, pois diversos estudos nessa população têm apontado que há ingestão reduzida desta vitamina e portanto maior risco de deficiência.
Existem também outros cuidados na dieta vegetariana (bem como na não-vegetariana!) como dar atenção a ingestão diária de vitamina D, ácidos graxo ômega 3, zinco e cálcio.
Ferro não é uma grande preocupação para indivíduos vegetarianos (apesar do grande mito por trás disso), sabe-se que vegetarianos ingerem mais ferro total na dieta diária que onívoros, além da maior quantidade de vitamina C, que melhora a absorção de ferro. E, para terminar, o risco de ter anemia por deficiência de ferro é a mesma para onívoros e vegetarianos!
Para finalizar
Eu como médica não venho questionar quaisquer escolha alimentar (pelo contrário), meu papel é adequar a dieta de quem por livre escolha decidiu não comer carne ou qualquer produto de origem animal, seja qual for seu motivo, que é pessoal.
Portanto se você conhece alguém que é vegetariano não o julgue ou use o motivo saúde para criticá-lo, pois a dieta vegetariana pode ser completa, e saudável, e contém todos os elementos que precisamos para uma dieta equilibrada. Basta um pouco de cuidado e atenção, uma orientação médica, um pouco de prazerosa minúcia e tudo estará bem.
Até a próxima!
2 comentários:
por aqui somos vegetarianos a mais de 15 anos (eu, meu marido e minha filha de 10a), interessante q somos muito mais saudáveis e tranquilos hj em dia do q na época q comíamos carne, mas não por ter tirado a carne da alimentação e sim pq redobramos os cuidados com nossos alimentos diários, prestamos mais atenção na forma como nos alimentamos, nos cuidamos muito mais.
Nossas vitaminas são monitoradas (ferritina, ferro, b12), são todas normais, apenas a vit. D dá uma baixada as vezes, mas nunca abiaxo do limite.
Bjs
Olá, isso mesmo, quando prestamos atenção na nossa alimentação ela se torna mais próxima de estar adequada. Para vocês, é muito pertinente monitorar esses exames, eu gostaria de sugerir a inclusão da dosagem de zinco, pois pode encontrar-se baixa em vegetarianos, pois a biodisponibilidade do zinco é um pouco melhor nas carnes em geral, mas nada que não possamos encontrar em outros alimentos, só cuidar diretinho e pelo visto vocês tem cuidado! Até mais!
Dra Camila
Postar um comentário