Gente, o que me inspirou fazer este post foi encontrar uma árvore repleta de jabuticabas! Lindas! Brilhantes! E muito engraçado, as do tronco mais perto do chão já tinham sido "colhidas", ops, consumidas!
Bem, vamos aos fatos:
1- De onde? Nativa do Centro/Sul/Sudeste do Brasil. Pelo meu estado, no RS, encontramos facilmente nos meses de agosto a setembro e janeiro a fevereiro.
2- O que contem? Especialmente vitamina C e antioxidantes. 100g de jabuticaba contem 13 g de carboidrato e 22mg de vitamina C, contem ainda fibra, cálcio e fósforo.
3- Como consumir? A casca é mais amarga e a polpa branca é doce e suculenta. Você pode consumir somente a polpa ou mastigar parte da casca, ou até mesmo fazer suco. A jabuticaba é muito apreciada tanto para consumo in natura como para a fabricação de geleia, bebidas fermentadas, vinagre e licores.
4- A casca é importante? Sim, desde que bem lavada e sem agrotóxicos, pode se consumir as cascas pois são uma parte da fruta com grande quantidade de antioxidantes e fibras ( pectina). As cascas são ricas em pigmentos antociânicos e de vitamina C. Também em um estudo foi verificado que as cascas apresentaram maior atividade antioxidante.
Fontes bibliográficas:
1- CITADIN, Idemir; DANNER, Moeses Andrigo; SASSO, Simone Aparecida Zolet. Jabuticabeiras. Rev. Bras. Frutic., Jaboticabal , v. 32, n. 2, June 2010
2- LIMA, Annete de Jesus Boari et al . Anthocyanins, pigment stability and antioxidant activity in jabuticaba [Myrciaria cauliflora (Mart.) O. Berg]. Rev. Bras. Frutic., Jaboticabal , v. 33, n. 3, set. 2011