Muito interessante a nova representação gráfica das recomendações nutricionais lançada nos EUA, por Michelle Obama. Anteriormente era usado uma pirâmide ( chamada ¨my pyramid¨) o que foi considerada complicada por ser de dificil interpretação, agora será usado um prato demonstrando a quantidade de cada grupo de nutrientes a serem colocados no prato. Esta nova representação recebeu o nome de "MyPlate", e divide um prato em quatro porções iguais: uma de fruta, outra de verduras, uma terceira de proteínas e a quarta de cereais integrais. Além disso, ao desenho é acrescentado um copo, que representa os laticínios. Metade do prato deve conter frutas e verduras, e pelo menos a metade dos cereais consumidos deve ser integral, segundo as recomendações.
Uma maneira fácil de interpretação da população, além de que facilitar a auto-avaliação, ao se servir você pode olhar para seu prato e ver se está balanceado. Isso também larga aquela velha recomendação do ¨prato colorido¨que sempre me pareceu equivocado, pois nem tudo o que é colorido é saudável, até aumenta a chance, porém não assegura que está adequado.
Comece sua auto-avaliação olhando para seu prato, possui fontes de frutas, vegetais, proteinas e cereais, preferencialmente integrais, além de uma fonte de lactinios? Sim? Bom apetite então!
Nenhum comentário:
Postar um comentário