Estudo da Associação Médica Americana revela que uma dieta pobre em gordura animal tem praticamente o mesmo resultado de medicação.
A dieta vegetariana, rica em fibras e livre de qualquer tipo de gordura animal, reduz de forma significativa o nível de colesterol ruim (LDL) no sangue. Pesquisa publicada no Jornal da Associação Médica Americana (Jama) revelou que esse tipo de alimentação é capaz de diminuir a taxa de LDL com praticamente a mesma eficácia de algumas estatinas, que são medicamentos usados para tratar distúrbios do colesterol.
Segundo o estudo, a redução do colesterol entre as pessoas vegetarianas foi de 29%, enquanto que os pacientes que usaram o remédio conseguiram uma diminuição de 31%. Em um terceiro grupo, que aderiu a uma dieta com pouca quantidade de gordura, a taxa decresceu apenas 8%.
Esse resultado ocorreu provavelmente devido a dieta vegetariana que é rica em frutas, vegetais e compostos antioxidantes, além da maior quantidade de fibra e menor teor de gordura saturada.
Para aqueles que optam por ter essa dieta, é prudente fazer acompanhamento médico nutrológico, a fim de assegurar que através da dieta está conseguindo manter um bom balanço nutricional. Se por um lado é bom ingerir menos gordura saturada, por outro é importante monitorar os níveis da vitamina B12, já que esta vitamina só existe em produtos de origem animal. É possível dosar a vitamina B12 no sangue e a partir do resultado o médico avalia a necessidade de reposição ou não desta vitamina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário