sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Ovo e colina, e ovo em si com suas polêmicas.


 A colina é uma substância presente na gema do ovo, importante para o desenvolvimento das funções cerebrais e para a transmissão dos impulsos nervosos.
Pesquisas indicam efeitos positivos sobre a evolução de doenças neurodegenerativas, tais como o Mal de Alzheimer e o Mal de  Parkinson.
Se você comer um ovo você estará ingerindo cerca de 130mg de colina, o que representa 1/4 da necessidade diária de uma pessoa.
Adultos saudáveis, podem e devem ingerir ovos com freqüência! A começar pela colina, fora todos outros nutrientes que fornece, entre eles a vitamina  A, D, E, B1, B2, fosfato, B12. Também contem zinco, selênio, magnésio, ferro, cálcio, fósforo.
É ainda rico em luteína e zeaxantina, que são substâncias importantes na proteção à visão – prevenindo a degeneração macular, a maior causa de cegueira em idade avançada.
Um ovo oferece 6g de proteínas, em 70 kcal.
E aí você poderia me perguntar...vem cá e o colesterol?
Bem essa é uma história bem comprida mas para lhe encurtar já digo que ao cabo de muitos anos, após muitas, polêmicas, pesquisas e discussões, pode-se chegar a conclusão que em adultos saudáveis, o consumo de um ou mais ovos por dia não aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
Aumenta se você frita ele, ou se ele vem junto da batata frita, ( =alaminuta cuide-se) ai sim e que o bicho pega, caso contrario, vá tranquilo!

Nenhum comentário: