terça-feira, 4 de agosto de 2015

Arroz integral ou branco: qual a diferença?

Ouço os mais diversos comentários no consultório sobre os diferentes paladares a respeito do arroz branco e o integral. Alguns dias dizem que não há diferença, outros sentem toda diferença, não conseguem aderir ao integral, outros "tanto faz". Então para dar argumentos consistentes sobre uso do arroz integral na alimentação diária resolvi escrever um pouco sobre isso.



Bem, o arroz branco, é assim"soltinho, macio, etc"por que foi "polido", industrialmente, ou seja é retirado a parte externa do arroz, para chegar nesse meio mais macio, mas isso tem um custo, é claro, o custo de perder alguns nutrientes nesse processo de retirada das partes externas.

O arroz integral contem maiores quantidade de nutrientes e minerais, como por exemplo, o magnesio, ferro, zinco, fósforo, manganês. E claro, fibras.



Para você ter uma ideia, 1 xícara de arroz integral cozido, pode fornecer 21% das suas necessidades de magnésio e 107 % das necessidades de manganês. Além do teor proteico, maior em relação ao branco. A quantidade de fibras costuma ser em torno de 2g, quando já cozido, por porção.

Não perca tempo, arroz integral vai incrementar o valor nutricional da sua dieta, e tudo é questão de hábito, lembrando inclusive da mastigação, mastigar é preciso! Estimula uma maior liberação de enzimas que ajudam na digestão, facilita a passagem do alimento pelo trato gastrointestinal e estimula a saciedade, ou seja, aquela sinalização de que você está pleno, chegará mais rápido.




Nenhum comentário: