Tomar café-da-manhã é um hábito tão saudável quanto fazer as escolhas alimentares corretas, não menospreze este ato simples. É interessante saber que, durante o sono, nosso metabolismo reduz a fim de proporcionar sinalizações e mensagens a todo corpo, dizendo que é hora de descansar, hora de reparar. Nessa hora é que liberamos o hormônio GH, um dos responsáveis pela função de renovar. Nossos sinais vitais reduzem, nossa mente fica em stand by.
E quando toca o despertador? Bem aí se inicia a jornada diária de aumentar as sinalizações para que seu corpo e mente ¨acordem¨, definitivamente. Uma mensagem primária é a luz do sol que faz com que liberemos substâncias para deixar o corpo preparado para o dia. (seu cortisol aumenta fisiologicamente).
Outro sinal importante que damos ao nosso corpo é a primeira refeição do dia, através do café da manhã, quando ingerimos carboidratos, proteínas e outros nutrientes, estamos disponibilizando glicose ao sangue. Este sinal faz com que nosso corpo entenda que ele pode aumentar seu gasto energético e também preparar-se, de forma que aumenta nosso metabolismo, aumento nossa capacidade de pensar e agir.
Se pensarmos o inverso, o que ocorre com quem não se alimenta e segue com suas atividades matinais? Nosso corpo primeiro entende que está em um período de escassez e reduz o metabolismo, como que para ¨poupar energia¨. E não contente, como precisa de glicose disponível, vai pegar energia de reservas hepáticas ( que já são mínimas a esse momento) e também dos nossos músculos, sim os mesmos que tanto você lutou um dia antes na academia, para mantê-los ou aumentá-los. Portanto, para que seu treino não vá em vão, ou para cuidar bem dos músculos, que o sustenta, cuide bem deles, tomando seu café-da-manhã.
Fruta e sol da manhã de domingo, que tal? |
Nenhum comentário:
Postar um comentário