terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Saiba um pouco sobre os óleos de linhaça, girassol, milho e canola


É bom saber um pouco sobre os diversos óleos que existem, opção é o que não falta, não é? Pois citei os mais comuns aqui, é importante saber o ponto máximo de temperatura que cada óleo pode atingir, por exemplo o de linhaça, não aqueça, use-o frio. E para cozinhar, pode-se usar o de girassol, milho ou canola, dê uma lida abaixo, sempre é bom estar informado não é mesmo ?
Até a próxima, espero que antes de 2012. 
Camila

ÓLEOS

Linhaça
Benefícios: rico em substâncias chamadas lignanas, dá uma força ao coração,  além de atuar sobre o metabolismo do estrogênio e da progesterona, prevenindo câncer de mama. O óleo fortalece o sistema imunológico e nervoso.  É uma boa opção para vegetarianos como fonte de ômega 3.
Como consumir: de preferência, frio. Uma boa ideia é associá-lo a outros óleos, como o de macadâmia, para completar a lista de ômegas benéficos: 3, 6, 7 e 9. 
Com que pratos combina: em molhos para salada, misturado com iogurte, no tempero de cottage e ricota.

Milho
Benefícios: rico em ômega 3 e 6, que aumentam a fluidez sanguínea e reduzem o colesterol. Contém vitamina E, antioxidante, e vitamina A, que protege contra problemas de visão.
Como consumir: pode ser aquecido, desde que não se ultrapassem os 180 °C.
Com que pratos combina: bolos, doces e tortas.

Canola
Benefícios: fonte de EPA e DHA, substâncias antioxidantes essenciais ao organismo e consideradas fortalecedoras do sistema imunológico. Contém ômega 3, aliado do coração. 
Como consumir: pode ser aquecido, desde que não se ultrapassem os 180 °C. 
Com que pratos combina:  saladas de folhas ou legumes, carne moída e legumes refogados. No prepraro de diversos pratos refogados.

Girassol
Benefícios: é rico nas vitaminas E, inimiga dos radicais livres, e K, que melhora a coagulação e mantém a saúde dos ossos. Dá um up no humor graças ao aminoácido triptofano, aquele mesmo que faz o chocolate amargo tornar a vida mais doce.
Como consumir: por ser resistente ao calor, pode ser usado durante o cozimento sem perder suas propriedades ou alterar o sabor. Aqueça até 200 °C.
Com que pratos combina:  legumes e carne refogados e ensopado de peixe

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Peixes, escolhendo, preparando, degustando...

Saber preparar peixe tem seus detalhes, mas mas importante que isso é saber escolher um peixe de boa qualidade, fresco, e ainda confiar no produto que estás levando. Particularmente, há anos atrás enquanto fazia uma aula de gastronomia sobre peixe, o chef Aires já dizia que o segredo é ser amigo do peixeiro! Achei um tanto quanto curioso, mas com todo fundo de verdade, já que muitos gaúchos também ficam amigos do açougueiro na hora de comprar a carne para o churrasco de domingo porque não ficar amigo do peixeiro? Para aqueles que moram no litoral isso fica mais viável e agora para quem está na capital, tem todo veraneio para poder ficar amigo daquele que vende peixe, ou como outros tantos, fica no peixe congelado, que bem não tem o mesmo deleite de um peixe fresco, mas ainda assim está valendo, bons fornecedores congelam o peixe logo e assim temos acesso a bons peixes. Bem, também estou aqui para falar da escolha de peixes, certo? Pois comece olhando para os olhos do peixe, tem de estar brilhantes, sem pontinhos brancos, depois confira as guelrras, tem de estar vermelhas, após dê uma passada de olho nas escamas, elas devem estar brilhando e devem estar firmes. Entre outras dicas, se você ficou interessado e quer saber um pouco mais indico a reportagem da revista vida simples deste mês, veja no link:  http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/reportagem/be-a-ba-da-cozinha/como-escolher-preparar-peixes-646679.shtml?origem=vidasimples 
Peixinho, que coisa boa, minha melhor combinação é com  alho, gengibre e curry, cozido na panela, servido com arroz 7 grãos, uma beleza. Cheio de iodo, bom para o metabolismo da tireóide, proteína, para construir músculos, zinco para reforçar a imunidade.  
Para quem em breve vai para a praia, nem que seja para passar o fim de semana, aproveite a brisa do mar e um pouco do peixe que vem de lá.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Ovo e colina, e ovo em si com suas polêmicas.


 A colina é uma substância presente na gema do ovo, importante para o desenvolvimento das funções cerebrais e para a transmissão dos impulsos nervosos.
Pesquisas indicam efeitos positivos sobre a evolução de doenças neurodegenerativas, tais como o Mal de Alzheimer e o Mal de  Parkinson.
Se você comer um ovo você estará ingerindo cerca de 130mg de colina, o que representa 1/4 da necessidade diária de uma pessoa.
Adultos saudáveis, podem e devem ingerir ovos com freqüência! A começar pela colina, fora todos outros nutrientes que fornece, entre eles a vitamina  A, D, E, B1, B2, fosfato, B12. Também contem zinco, selênio, magnésio, ferro, cálcio, fósforo.
É ainda rico em luteína e zeaxantina, que são substâncias importantes na proteção à visão – prevenindo a degeneração macular, a maior causa de cegueira em idade avançada.
Um ovo oferece 6g de proteínas, em 70 kcal.
E aí você poderia me perguntar...vem cá e o colesterol?
Bem essa é uma história bem comprida mas para lhe encurtar já digo que ao cabo de muitos anos, após muitas, polêmicas, pesquisas e discussões, pode-se chegar a conclusão que em adultos saudáveis, o consumo de um ou mais ovos por dia não aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
Aumenta se você frita ele, ou se ele vem junto da batata frita, ( =alaminuta cuide-se) ai sim e que o bicho pega, caso contrario, vá tranquilo!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Gergelim, tudo de bom!

Eu agora ando fã do gergelim, coloco-o em tudo, pode-se usar a semente do café da manhã ao jantar, com legumes, no cereal com iogurte, em tortas salgadas, com saladas de folhas verdes ou de grãos, molhos orientais e massas.
Nem parece, mas essa sementinha pequenina é riquíssima em cálcio, e um cálcio biodisponivel, ou seja bem aproveitável pelo nosso organismo.
Sempre recomendo aos meus pacientes essa sementinha incrível.
O óleo de gergelim também é uma ótima forma de consumi-lo , ele também é conhecido como óleo de sésamo e pode ser feito com sementinhas de cor diferente (branca, amarela, vermelha ou preta).
 Ele fornece uma grande quantidade de ômega 6 e ômega 9, protetores do coração, além de serem ótimas fontes de vitamina E. O óleo deve ser consumido frio. Também 1 colher de sopa em jejum é terapêutico, para melhorar o funcionamento do intestino.
Abra seu horizonte, vá de gergelim!