quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Docinho de amêndoas e passas


Esta receita foi inspirada no curso de culinária viva que fiz nas férias, acabei modificando a receita pois cozinheiro que se preze sempre dá um jeito de mudar alguma coisa, não é? ( mesmo que seja sem querer). Bem deixei as amêndoas de molho por 8 horas ( é opcional mas este processo facilita a digestão e melhora suas propriedades), a uva passa preta é aquela básica que encontramos facilmente e inovei com o óleo de coco, é o resultado final foi bem interessante, não ficou doce ( também não era o objetivo), é excelente para tomar com café, chá ou como ceia. Ah é fácil demais!

Ingredientes: 

100g de amêndoas deixadas de molho por 8 horas
80g de uva passa preta
1 col de sopa de óleo de coco
1 col chá de canela em pó
cacau em pó para dar o toque

Modo de fazer:

Bater primeiro as amêndoas no liquidificador ou processador ( de preferencia), após bater a uva passa, vai ficando uma pasta, passe para uma tigela e misture a canela e o óleo de coco, as amêndoas vão liberando o seu óleo o que ajuda a formar uma massa. Enrolar igual negrinho, passar no cacau, e está pronto!

Guarde na geladeira ( se você deixou a amêndoa de molho).





3 comentários:

Anônimo disse...

amei essa!!! Com meu desejo insano por doces, essa é uma alternativa interessante, vou testa-la nessa final de semana.
obrigada :)
bjs

Anônimo disse...

Afiz hoje, oleo de coco é muuuito caro, substitui por um óleo de limão q eu tinha e usei farinha de amendoa, substitui o cacau por farinha de castanhas com canela, depois de gelado ficou simplesmente maravilhoso! Obrigada novamente, se vc fosse de SP te ligava hj mesmo marcando um horario :)

Aproveitando, faço iogurte caseiro, fiz uma mistura da farinha de amendoa, a de castanhas e um pouco de canela e coloquei no iogurte na hora de servir, ficou muito bom :D

Beijao, se um dia atender em SP me avisa!!

Dra Camila Perlin Ramos disse...

Oi, nossa que ótimo essas substituições, realmente o óleo de coco é caro e claro sempre podemos fazer essas trocas...
um dia vou tentar fazer como fizeste, deve ficar bom mesmo!
Abração!
Dra Camila