Bem, novidades mil e, na mala de volta, muita satisfação em ver a minha especialidade cada vez maior e com tantas pessoas dedicadas a entender o corpo humano sob a ótica da Nutrologia.
Saúde é o que todos queremos, é o nosso foco. O que podemos fazer hoje para prolongar e dar qualidade a vida que vivemos? È o que todos nós nos perguntamos e buscamos estudando Nutrologia.
Muito bom estar perto de colegas que também estão dedicando a sua vida profissional a estudar a complexidade da nutrição humana! E cada vez mais enxergo que muita coisa está por vir, temos muito que estudar, e as pesquisas têm muito a acrescentar.
No congresso pude assistir ao brilhante pesquisador Dr Walter Wilett da Harvard School of Public Health, confirmando a idéia da importância da carga glicêmica dos alimentos, e o dano que alimentos com alto índice glicêmico podem fazer nas células pancreáticas. Fibra, fibra fibra, insisto, são elas que mantém nossa metabolismo menos vulnerável a mudanças bruscas na glicose sanguínea, protegendo nosso órgãos de danos permanentes.
Falou também dos benefícios da ingestão moderada de cálcio ( e não exagerada), através dos laticínios, entrando a importância da vitamina D nos resultados benéficos dos estudos apresentados.
Sem contar que durante o congresso apresentei 3 trabalhos científicos, os quais me deram muita satisfação em fazê-los e também divulgá-los. Dada a importância do tema dos meus trabalhos, já que Síndrome Metabólica tem aumentado a sua prevalência e configura maior risco cardiovascular.
Através do meu trabalho pude confirmar a importância de monitorar a circunferência abdominal como um fator preditor de Síndrome Metabólica, lembre-se tenha no máximo uma circunferência de 88cm se for mulher e 102cm se for homem. Pela análise que realizei, pude identificar que ter circunferência abdominal inadequada pode aumentar em 178 vezes o risco de ter Síndrome metabólica! Nossa isso é muito!
Bem, essas são algumas das notícias. Estava louca para contar!
Muito bom estar de volta, espero escrever de novo em breve, até logo então!
Camila