quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Framboesa




Típica do hemisfério Norte, esta saborosa frutinha pode ser delicada, mas tem o poder de proteger contra a síndrome do cólon irritável e infecções por fungo.
As antocianinas, flavonóides que dão um colorido especial à framboesa, são responsáveis por algumas das suas melhores qualidades. Elas têm ação antimicrobiana, que pode prevenir a proliferação de fungos e bactérias no sistema digestório. Um deles é a candida albicans  que provoca a candidíase, uma infecção vaginal e que tambem está relacionada a afecções digestivas, como a síndrome do cólon irritável. Assim como as demais frutas vermelhas, as framboesas estão repletas de antioxidantes, que beneficiam a saúde ao longo da vida. Elas protegem a visão, diminuem o risco de alguns tipos de câncer, e suas fibras solúveis ajudam a controlar a glicemia.
Nutrientes: Vitamina B2, B3, C, folato, cobre, magnésio, manganês, potássio, fibras.


Nesta além de mirtilos e framboesas, coloquei uva. 

Vitamina de Framboesa e Mirtilos
Ingredientes:
200g de mirtilos
125g de framboesas
125ml de iogurte natural

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e sirva. No calor, adicione quatro cubos de gelo para obter uma bebida refrescante


Até um tempo atrás tínhamos um pouco de dificuldade de encontrar framboesas frescas, porém agora facilmente achamos nas gondolas de frutinhas especias, e se você não achar, vá direto na seção de congelados, pois lá terá com certeza, e não há perdas de nutrientes e se torna fácil de ter framboesas a qualquer hora. 



Bibliografia: WEIGHT, Janet. 100 receitas de saúde - Alimentos Funcionais. São Paulo. 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Linhaça, efeito no apetite

Em Janeiro deste ano foi publicado um estudo na revista Appetite, conduzido na University of Copenhagen, na Dinamarca. O estudo pesquisou o efeito da linhaça no apetite.

O resultado? Positivo, bem positivo! Ou seja aumentou a saciedade e reduziu a ingestão energética total do dia.Nesse estudo foram analisados homens e mulheres jovens, divididos em 2 grupos, 1 grupo tomava uma bebida com 2,5g de fibra solúvel, advinda da linhaça e outro grupo tomava um liquido semelhante, porem sem a fibra. (chamamos de controle). 
Eles fizeram gráficos de analise do apetite de cada indivíduo a cada 30min após tomar as bebidas, e compararam seus efeitos.
Ao final puderam ver que aqueles que beberam o suco de linhaça reduziram 9% da sua ingestão na próxima refeição. 
Incrível, não? Porque isso ocorreu? A fibra da linhaça tem uma característica importante das fibras que é a sua viscosidade, isso faz com que o esvaziamento gástrico seja mais lento, dando a sensação de saciedade, alem de amenizar o pico de glicose e insulina após a refeição, ajudando a reduzir a fome e a ingestão calórica do dia


Bem, não é a toa que tanto insisto: ingira fibra, e a linhaça é uma excelente forma de fazê-lo!


Sem contar nas demais propriedades benéficas e seu teor de omega 3, realmente um alimento e tanto.


A minha dica prática é: faça uma batida, com 1 ou 2 frutas e 1 col de sopa de linhaça, tome pela manhã ou a tarde. Ou então faça da linhaça seu cereal, combinando com aveia e iogurte. Entre tantas outras opções é claro! 


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Batata doce, good carb!



             Batata-doce, é um carboidrato 10! 

             Primeiro conheça seus nutrientes: 
             Ela possui vitaminas B6, C, E, betacaroteno, ferro, potássio, fibras. 
           Depois saiba que é um carboidrato do bem! Dá energia suficiente for a long day,  ou para repor energias, ótimo para antes e depois de exercícios. E um carboidrato de reposição para atletas, don´t be afraid of eating it! (Falo isso porque muitas vezes ela sofre preconceitos indevidos).
          A batata doce é um carboidrato do bem porque além de deliciosa é muito nutritiva. Rica em vitamina C e betocaroteno (substância antiviral, anticancerígena e antioxidante), que é convertido pelo organismo em vitamina A.
Além disso, a batata-doce apresenta alto teor de vitamina E essencial para a saúde da pele. As fibras desse vegetal, concentradas especialmente na casca, ajudam a baixar o colesterol e melhorar a digestão. Se você se animar a comer a casca então even better!

Numa época que não foi a minha e sim de meus pais e avós, onde nem sempre se refrigerava certos alimentos, levar uma batata doce para o trabalho ou escola era garantia de um bom lanche.
E no inverno gélido que fazia na minha cidade natal, cozinhá-la no fogão a lenha 
(sim!) e comer recheada com carne moída, esquentava o corpo e alimentava a alma. 

Essa batata doce fica demais! com canela e cardamomo. 







segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Receita de guacamole

No coments, amo abacate e recomendo a todos meus pacientes, abacate é simplesmente o máximo, então guacamole também o é! Aí vai a receita de guacamole.


Guacamole

Ingredientes:
02 abacates maduros, descascados e sem caroço
Suco de um limão
02 dentes de alho amassados
01 cebola média, picada bem fininha
02 tomates sem pele picados
01 pimenta-malagueta pequena sem sementes e picada bem fininha
01 colher (sopa) de coentro fresco picado bem fininho

Como fazer:
Para uma pasta consistente, amasse os abacates com o limão usando um garfo, até ficar homogêneo. Em seguida, acrescente os outros ingredientes e misture bem. Para uma textura mais suave, misture os ingredientes num processador. Sirva como pasta junto com legumes crus em tiras.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Gorduras são importantes


Esse texto abaixo fala um pouco das gorduras essenciais para nós human being, pois, claro, nem toda gordura é ruim. É um texto de carácter mais cientifico mas vale saber um pouco do quão importante as gorduras são( leia-se ácidos graxos essenciais). Lembrar: o denominação ¨essencial¨quer dizer que não somos capazes de produzir e por isso devemos ingerir este tipo de gordura, a origem é externa, entende? 
Peixes, castanhas, óleos, sementes, e por aí vai. 
Caso queria saber um pouquinho ( e não ache o tema enfadonho) fique mais uns minutinhos para ler o texto abaixo que retirei de um material muito interessante ( bibliografia abaixo)   

  
     Importância das Gorduras: Sem gorduras, nenhum órgão, tecido ou célula do corpo humano poderia existir, pois elas são fundamentais para a preservação da estrutura das membranas celulares e produção hormonal. As gorduras são responsáveis por 25 a 30% do peso corpóreo adulto normal, e 60% da estrutura do cérebro. Na nossa alimentação, a gordura é essencial para uma boa saúde e para a longevidade.

     Ácidos graxos essenciais e preservação celular: A membrana plasmática da célula – material que a envolve, mantendo sua forma e estruturas internas isoladas – é formada por uma substância gordurosa chamada fosfolipídeo e os AGEs da cadeia longa, w-3 e w-6, fazem parte da estrutura destes. São os AGEs os responsáveis por conferir à membrana celular fluidez e porosidade, garantindo a preservação da sua forma e permitindo as trocas de nutrientes entre o meio intra e extracelular. Diariamente, nosso organismo produz novas células e em situações como reações inflamatórias, traumas seguidos de reparação e câncer, a taxa de divisão celular é ainda maior e requer mais AGEs. Esse efeito protetor e de preservação da membrana celular vem destacando os óleos vegetais ricos em AGEs como produtos antioxidantes que, por fazerem parte da estrutura das membranas, combatem o envelhecimento precoce da célula, auxiliando na prevenção e no tratamento de várias doenças como as cardiovasculares, inflamações em geral, artrite, doenças neurológicas, e vários tipos de câncer.


   Ácidos graxos essenciais e estresse: Uma grande, mas pouco conhecida, característica do cérebro humano está na sua estrutura, constituída de mais de 60% de gordura. As regiões do cérebro que controlam nosso humor, inteligência emocional e comportamento são constituídas de células nervosas e sua eficiência está ligada à quantidade de AGEs no organismo. Parece que o cérebro, na falta desses ácidos graxos, produz menor número de células nervosas, por falta de matéria-prima. Portanto, essas gorduras são importantes na fase adulta por serem utilizadas na reparação de tecidos nervosos e no controle das funções normais, prevenindo, assim, a má memória, má concentração, fadiga e estresse. Estudos mostram que pessoas com distúrbio de humor possuem quantidades menores de gorduras cerebrais, e algumas pessoas se beneficiaram com a suplementação desses ácidos graxos. As mudanças que ocorrem no cérebro devido ao estresse são semelhantes ao efeito do

envelhecimento natural cerebral e podem até mesmo causar encolhimento do córtex neste órgão. Portanto, o estresse crônico provoca o envelhecimento precoce do cérebro. 

  Ácidos graxos essenciais e depressão: Os ácidos graxos são substâncias biológicas potentes ao extremo e por isso as porções ingeridas são muito importantes. A observação de diferentes hábitos culturais com relação à alimentação e o índice de depressão tem mostrado a ligação direta entre o consumo de AGEs e a depressão. As evidências vieram de grupos que consomem regularmente peixes marinhos e que, por esse motivo, apresentaram baixos índices de depressão. Na Amárica do Norte, o índice era 7 vezes maior do que em Hong Kong. Um grupo de estudo do Dr. Peter Adams concluiu que a suplementação nutricional dessas gorduras pode trazer benefícios às pessoas deprimidas, através do equilíbrio entre w-3 e w-6.

Ômegas e processos inflamatórios: w-3 e w-6 estão presentes na produção de eicosanóides (substâncias inflamatórias), onde o w-6 exerce papel pro-inflamatório e o w-3 um papel protetor. O w-6, pela presença de AA, favorece a produção de eicosanóides mais ativos. Já o w-3 tem um papel protetor devido ao EPA exercer competição no metabolismo do AA e consequentemente, inibir a produção desses eicosanóides mais ativos. Estudos mostram que a suplementação de w-3 em doenças inflamatórias intestinais, artrites, aterosclerose, câncer e outras, tem grande benefício na diminuição e prevenção dos processos inflamatórios.



VITAL ÂTMAN. Ômegas – Longevidade com muito mais qualidade de vida. In: Info Vital. s.l., s.d. Folder.