Seguir recomendações simples de seu médico ou profissional de saúde pode reduzir sua chance de ter câncer coloretal, o motivo desta associação é que grande parte dos cânceres podem ser prevenidos através de hábitos saudáveis, existe associação entre obesidade e câncer de cólon, associação ente ingestão de carne vermelha e câncer de cólon, sedentarismo e câncer de cólon, entre varias outras associações o que chama atenção: muitos fatores são modificáveis, e é exatamente onde entra a prevenção.
Abaixo veja estudo sobre a aderência a mudanças de estilo de vida e o risco de câncer coloretal.
Estudo publicado na BMJ –British Medical Journal demonstrou que pessoas que aderem as recomendações de mudança no estilo de vida tem risco menor de desenvolver câncer coloretal.
Foi realizado acompanhamento de 50487 participantes, homens e mulheres, por um período de cerca de 10 anos. Foram recomendados mudanças no estilo de vida em 5 áreas principais: atividade física, circunferência da cintura, tabagismo, ingestão de álcool, e dieta ( quantidade de fibra, quantidade de gordura, carne vermelha e processada, e frutas e verduras).
Ao final do estudo aqueles que seguiram as recomendações tiveram menos chance de ter câncer coloretal. Além disso, foi estimado que 13% dos casos de câncer coloretal pôde ser atribuído à não aderência a pelo menos 1 das recomendações, e, se todos participantes tivessem seguido as 5 recomendações propostas, poderia ter se prevenido 23% dos casos.