quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Cuscuz marroquino, vai lá.




Olá, estou colocando esta receita em homenagem a minha paciente que gentilmente me pediu. Esta é uma alternativa ao arroz e traz benefícios a dieta balanceada por ter baixo índice glicêmico e conter vitaminas do complexo B como niacina, riboflavina, ácido fólico e vitamina B6. Excelente para processos metabólicos.
Tempere bem e boa sorte com novos horizontes.


Cuscuz Marroquino

Ingredientes
1 xícara  de grãos de sêmola
1 colher de manteiga
1 pimentas dedo-de-moça picadas em tiras finas sem semente
1 colheres (chá) de sal
3 colheres (sopa) de de amêndoas picadas
Temperos a gosto: curry, açafrão, cúrcuma, orégano, manjericão.
Pimenta-do-reino
Azeite de oliva

Modo de Preparo:
Misture 1 xícara de sêmola crua a 1 xícara de água morna, deixe descansar por 15 minutos
Coloque a manteiga na frigideira e leve ao fogo médio, acrescente as amêndoas, as tiras de pimenta dedo-de-moça e os temperos que desejar, refogue. Após misture a sêmola na frigideira, ajuste o sal, e por último regue com azeite de oliva extra-virgem.
Você pode comer quente ou frio como preferir.



2 comentários:

Anônimo disse...

Ola Dra Camila,
cheguei no seu blog pesquisando indice glicemico do cuscuz marroquino e tive uma grata surpresa em varias receitas.
Tenho hipoglicemia reativa e não posso com açúcar, refinados ou alimentos com alto indice glicemico, estou passando por uma adaptação muito dificil desde nov/11, tentando evitar as recaidas 'açucaradas', e fico muito feliz em encontrar informações como as do seu blog.
Obrigada por compartilha-las e se puder colocar nas proximas receitas o indice glicemico dos alimentos, eu agradeceria, estarei seguindo seu blog
bjs

Dra Camila Perlin Ramos disse...

OI Querida!
Obrigada pelas observações, que que voc^gostou do blog, isso é um ótimo estímulo para meu trabalho.
Hipoglicemia reativa não é muito confortável, não é? Mas ajustando um pouquinho ali, um pouquinho aqui tudo vai dar certo!
Use as fibras, elas reduzem o indice glicemico das preparações...outra dica é incluir uma fonte de gordura boa, como as castanhas e azeite de oliva.
Abraço
Dra Camila