quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Peixes, escolhendo, preparando, degustando...

Saber preparar peixe tem seus detalhes, mas mas importante que isso é saber escolher um peixe de boa qualidade, fresco, e ainda confiar no produto que estás levando. Particularmente, há anos atrás enquanto fazia uma aula de gastronomia sobre peixe, o chef Aires já dizia que o segredo é ser amigo do peixeiro! Achei um tanto quanto curioso, mas com todo fundo de verdade, já que muitos gaúchos também ficam amigos do açougueiro na hora de comprar a carne para o churrasco de domingo porque não ficar amigo do peixeiro? Para aqueles que moram no litoral isso fica mais viável e agora para quem está na capital, tem todo veraneio para poder ficar amigo daquele que vende peixe, ou como outros tantos, fica no peixe congelado, que bem não tem o mesmo deleite de um peixe fresco, mas ainda assim está valendo, bons fornecedores congelam o peixe logo e assim temos acesso a bons peixes. Bem, também estou aqui para falar da escolha de peixes, certo? Pois comece olhando para os olhos do peixe, tem de estar brilhantes, sem pontinhos brancos, depois confira as guelrras, tem de estar vermelhas, após dê uma passada de olho nas escamas, elas devem estar brilhando e devem estar firmes. Entre outras dicas, se você ficou interessado e quer saber um pouco mais indico a reportagem da revista vida simples deste mês, veja no link:  http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/reportagem/be-a-ba-da-cozinha/como-escolher-preparar-peixes-646679.shtml?origem=vidasimples 
Peixinho, que coisa boa, minha melhor combinação é com  alho, gengibre e curry, cozido na panela, servido com arroz 7 grãos, uma beleza. Cheio de iodo, bom para o metabolismo da tireóide, proteína, para construir músculos, zinco para reforçar a imunidade.  
Para quem em breve vai para a praia, nem que seja para passar o fim de semana, aproveite a brisa do mar e um pouco do peixe que vem de lá.

Nenhum comentário: