sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Arroz preto: o que tem de bom

Em continuidade ao post que fiz sobre o arroz vermelho, fui investigar o arroz preto. Já experimentei esse arroz e achei super saboroso, além de servir bem para o preparo de um risoto. Portanto pode servir uma boa mesa e ainda ser saudável. Ótima textura e sabor. 


Fonte foto: Joan Nova 



Um arroz de grão curto e meio arredondado, textura macia, sabor e aroma acastanhado e coloração preta. Cultivado na China há mais de 4 mil anos, com fama de produto afrodisíaco era chamado de “Arroz Proibido”, pois era consumido apenas pelo Imperador, cabendo a seus súditos somente a produção dos grãos. No Brasil, a pesquisa teve início em 1994, desenvolvida pelos pesquisadores do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, para as características de solo e de clima paulistas, e batizado com o nome de IAC-600. O Arroz preto tem 20% a mais de proteína, 30% a mais de fibra, tem menos gordura e menor valor calórico que o arroz integral. É mais rico em compostos fenólicos que são benéficos à saúde humana, pois são substâncias que previnem o envelhecimento por seu poder antioxidante. Por ser um produto exótico, é muito apreciado pelos chef’s da gastronomia nacional e internacional. (Fonte: http://www.arrozruzene.com.br/).

Estudo em ratos demonstrou que os compostos antioxidantes puderam reduzir a formação de placas ateroscleróticas induzidas pela hipercolesterolemia. Os ratos que ingeriram arroz preto ou vermelho tiveram redução de 50% da área da placa comparado aqueles que comeram arroz branco.  Houve melhora do colesterol HDL e da concentração de apolipoproteina A e melhora do estatos antioxidante e redução do estresse oxidativo. Bibliografia: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11340093


Nenhum comentário: