segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Tomate: quando cozido é melhor que cru. Porque recomendo o consumo do tomate processado





Imagem extraida de: http://www.eatwell101.com/tomato-sauce-pizza-recipe-cooking-tomato-sauce
Tomate considerado na verdade uma fruta é riquíssimo em vitamina A, licopeno, luteína, zeaxantina importantes na prevenção de alguns tipos de câncer, quando proveniente de fontes alimentares. 

Especialmente o licopeno foi associado a prevenção de câncer de próstata. Muito curioso é saber que o processamento do tomate ( ou seja transforma-lo em molho, extrato ou massa de tomate) libera mais licopeno  pela decomposição da parede celular, o que aumenta o seu poder antioxidante. Portanto é recomendável  que você consuma ele tanto cru como cozido, e até mesmo processado, quando pode vir a ter de 2 a 8 vezes a quantidade de licopeno, comparado ao tomate cru. 

Não hesito em dizer e estimular o consumo de massa, extrato e molho de tomate. E mais: consuma ele com algum tipo de gordura, pois o licopeno é lipossolúvel e portanto solúvel em gordura, conferindo melhor absorção com lipídios, e nada melhor que azeite de oliva para esta combinação.

Mas não deixe de consumir o tomate cru pois ele contem importantes nutrientes como a vitamina C e vitaminas Bs. O tomate também é uma boa fonte de sais minerais como fósforo, potássio e magnésio. 

Sem dúvida alguma, os tomates de cultivo orgânico são mais ricos nessas vitaminas e minerais. Uma ótima dica é fazer molho de tomate com tomatinhos cereja, faça-os de uma só vez e descongele a cada vez que precisar cozinhar, fica fácil e prático de consumir. Tenha à mão molho, massa e extrato de tomate. Hoje já possível encontrar essas opções orgânicas o que sem dúvida melhora ainda mais as já existentes propriedades benéficas! 


Salada do restaurante Singular em Poa. 

Tomatinho orgânico em um evento que participei


Nenhum comentário: