terça-feira, 19 de julho de 2011

Pimenta vermelha, o que tem de bom?

Pimenta vermelha, o que tem de bom?

As pimentas contem o composto chamado capsaicina, que lhe confere o típico sabor, aroma e ardência, característica das pimentas.  A capsaicina é uma substancia que dá o forte sabor da pimenta, e também é o responsável pelos efeitos benéficos da pimenta. Entre estes efeitos se sobressaem o efeito anti-inflamatório, analgésico, anticancerígeno e estimulante da circulação sanguínea.

ANTI-INFLAMATÓRIO: isto se deve a ação contra NF-kappa 3 e AP-1 ( ativador proteína 1), que tanto quanto nomes assustadores carregam ações maléficas no organismo, quando ativados eles promovem reações que facilitam a promoção de células malignas e também promovem o envelhecimento da pele. Aí é que entra o efeito da capsaicina (da ardida pimenta vermelha) a fim de prevenir estas ações.  

CEFALÉIA: pode agir em dos mecanismos que provocam a dor de cabeça. Quando sentimos dor de cabeça, pode ocorrer edema e ativação de sinais álgicos, associados a presença de substância P, no trajeto do nervo trigêmio ( um importante nervo facial, que passa por regiões da face como a região temporal ). A capsaicina reduz a substância P, aliviando ou prevenindo cefaléia temporal, especialmente associada a sinusites, tão comum nessa época do ano.

GORDURINHAS: a capsaicina é um agente termogênico, isto significa que gasta energia e pode ajudar no emagrecimento. Além do mais pode ter um efeito supressor do apetite.
                                 

Estudos científicos: professores do curso de alimentos e nutrição da Universidade Purdue, EUA, estudaram a dieta de dezenas de pessoas com peso considerado normal, durante seis semanas, e chegaram a conclusões semelhantes a outras pesquisas já realizadas sobre o assunto. Os voluntários selecionados para a pesquisa revelaram uma diminuição no desejo de consumir alimentos gordurosos, excessivamente doces ou salgados. Contribuindo para controle do apetite e evitando o aumento de peso.

BEM ESTAR: o ativo capsaicina, presente no fruto, libera uma carga de endorfina do cérebro para o sistema nervoso central produzindo uma agradável  sensação de bem-estar. Dependendo da quantia consumida esquenta o corpo, ruboriza a face e queima a boca. Algumas pessoas por este efeito consideram a pimenta um estimulante.


Bem, boa sorte com as pimentas, dica prática, exagerou na pimenta? Olhos ardendo . não consegue falar? Foi no indiano e está ardendo tudo?


Toma um pouquinho de iogurte, ou um lassi, no caso do indiano, e você vai ver que passa...

Abraço a todos os companheiros de restaurante indiano. Amo pimenta!

Nenhum comentário: